terça-feira, 24 de setembro de 2013

Meditação na flor de Lótus.

Padmasana



















Primavera é a estação do ano em que a natureza se renova. É o momento mais feminino, onde shakti desperta e floresce e a natureza parece que expressa Samadhy.
Para celebrar este momento, descrevo uma prática meditativa cujo foco da atenção é a flor de lótus no coração. A flor de lótus representa pureza, renovação, liberdade e paz. Uma meditação muito simples que tenho praticado e que tem me feito muito bem.

Inicie, sentando-se em uma posição totalmente estável e confortável. Como aquietar a mente se há algo no corpo que nos incomoda? É fundamental encontrar a posição correta. Por isso, ajustes são bem vindos. Você pode sentar-se no chão com as pernas cruzadas em Padmasana, postura de lótus. Para maior conforto, sente-se sobre uma almofada, ou com as costas apoiadas na parede, ou mesmo em uma cadeira. O importante é manter o corpo relaxado e a coluna ereta. As mãos podem estar apoiadas sobre os joelhos, com as palmas votadas para cima e dedos indicador e polegar unidos em Jñána mudrá. Outra posição, é apoiar as mãos sobre o colo com o dorso da mão esquerda sobre a palma da mão direita  em Shiva mudrá. Acrescente-se a esta posição dois detalhes: relaxamento das mandíbulas e da língua. 

Feche os olhos e observe o seu corpo nesta posição. Observe também a sua respiração, o ar que entra e que sai, no seu ritmo natural.

Agora coloque a sua atenção num ponto no centro do seu peito na altura do seu coração. Este lugar chama-se Hridaya, seu coração espiritual. É um ponto de energia que não ocupa tempo ou espaço, é a sede da consciência.

Agora vizualize uma flor de lótus neste lugar. Concentre-se na flor de lótus que se abre no peito na inspiração e se fecha na expiração. A flor de lótus pulsa no mesmo ritmo da respiração. A respiração pulsa no mesmo ritmo da natureza. A natureza pulsa no mesmo ritmo da vibração do Universo, que pulsa no seu coração. Perceba que um círculo se fecha e que tudo pulsa no mesmo ritmo, você, a natureza e o universo. Tudo integrado. Isto é Yoga.

Mantenha a sua flor de lótus pulsando em Hrydaia por alguns minutos.

Finalize a sua prática transformando as suas mãos em uma flor de lótus em Padma mudrá, resgatando e fortalecendo a sua energia do coração em pureza, renovação, liberdade e paz.

Viva a Primavera!

Namastê.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Primavera!


E chegou a Primavera!
Momento de prosperidade, de crescimento.
A energia da Primavera impulsiona a encontrar a verdade da vida e libertar-nos de ilusões que dificultam nosso renascimento.
O poder da Primavera é o de novos começos.
Nesta estação, saímos da introspecção do inverno e passamos a florescer e a despertar em nossas vidas. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade.
Que esta florida Estação possa encontrar em seu interior um lindo jardim, colorido e perfumado. Namastê

domingo, 22 de setembro de 2013

Ensinar é aprender!


" Ensinar é aprender!!Aceite seus alunos como uma benção, pois através deles você refina seu sãdhanã (sua prática) tanto no ensinamento quanto na aprendizagem.
"Embora atue como professor, dentro de si mesmo ele deve ser um aprendiz" 
B.K.. Iyengar


O que é Shantala?

Shantala é uma massagem milenar indiana, muito praticada por mães (cuidadores) em seus filhos. A arte foi difundida no ocidente pelo médico obstetra francês Frederick Leboyer. Em uma de suas viagens à India, observou uma mulher chamada SHANTALA fazendo a massagem em seu bebê. Maravilhado com a cena e com a sintonia entre eles, Leboyer fotografou e filmou o momento, estudou os benefícios e divulgou a arte!
A Shantala consiste em movimentos lentos para acariciar a pele e alongar o corpinho do bebê (peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto) e pode ser aplicada diariamente.


Yoga na Beira - Dia 29/09/2013

No final de setembro vamos praticar Yoga na Beira?
Domingo 29/09 às 9:30 com exposição das Mandalas e a aula em forma de mandalas. 
Venha participar!